top of page
Buscar
  • Foto do escritorDaydreamer

Eu quero ser uma 'Rapariga com Paixão', e tu?: Os convidados [3/4]

We believe that a empowered girl is able to take smart decisions - Raparigas com Paixão



Pode aceder aos posts anteriores a partir dos links:


Sallut! (Manungo, Massoco, cumprimenta ai nos comentários no teu dialeto :P)


De volta para o terceiro capitulo do ‘seriado’ – Eu quero ser uma ‘Rapariga com paixao’ e tu? Wohoo! E de que se trata? Bem o título do capítulo diz tudo. Sendo o after credits que mencionei no capítulo 2: orientação vocacional! … vamos a isso!


Quero partilhar convosco os ensinamentos que foram transmitidos e que espero que sejam difundidos para todos!


Desafiei-vos a contarem a vossa experiência deste processo na busca da “orientação vocacional” e tenho adorado receber o feedback! (Se ainda não comentaste, da um salto la no instagram!)


Cada um teve, tem e terá, um percurso durante a vida na qual tem que tomar a decisão sobre o que trabalhar em, qual carreira seguir ou mesmo no que investir.


Normalmente, essa decisão, acontece no ensino secundário, onde começamos a sentir alguma pressão dos nossos familiares e professores, enquanto olhamos para um leque de opções e isso pode causar certo desconforto ou ansiedade. (bem, para algumas pessoas!)


Por vezes podemos pensar que a nossa “orientação vocacional” tem o seu click apenas no estágio da escola e faculdade, na verdade, vai além disso, a qualquer momento das nossas vidas podemos procurar apoio para trabalharmos na nossa carreira, melhorá-la e atingir patamares mais altos.


Escolher algo que sempre gostamos de fazer? Ou, escolher uma carreira de acordo com a disponibilidade de mercado?


Alguns já sabem o que querem fazer e no que são bons desde pequenos (ai como eu gostaria que acontecesse comigo!) e outros que não fazem ideia do que exactamente querem. Assim como mesmo sabendo no que são experts, podem optar por escolher um caminho diferente por outros motivos.


No encontro com as meninas, os convidados vieram de lugares diferentes com experiências e decisões diferentes:


Redleh 'Helder'

O Redleh foi o primeiro a partilhar a sua história com uma energia super contagiante e que conseguiu tirar um riso de todo o mundo!

Ele é cantor - contou-nos que nasceu a cantar, talento nato, não é? Haha, todo mundo adorou essa! E, estudou Informática por causa da sua paixão (fazer musica também requer outros conhecimentos!)


Acompanhado pelo seu parceiro Klash (Carlos) , tivemos a oportunidade de lhes ouvir cantar.


Ele transmitiu que: Não é preciso estudar para explorar um talento!


“Podemos sim ter um futuro promissor utilizando de forma inteligente os nossos dons e talentos” – RCP



A Dra. Paula trouxe uma história diferente!

Ela formou-se em 2015 e exerce a medicina desde então. Seguir este curso não foi escolha pessoal, os pais quiseram que ela assim o fizesse pois não existia um médico na família. Na altura, não queria fazê-lo, mas acabou cedendo ao desejo dos pais.

Foi então com tempo e com a infortuna doença do pai que ela descobriu um amor maior e que não seria capaz de fazer uma outra coisa. Hoje ela dedica-se ao que tanto gosta e continua a explorar o seu caminho!


“O nosso Kanimabo: (...) A Dra. @paula_detepo por partilhar o seu inspirador percurso e carreira como médica.” - RCP



Denise ‘The daydreamer’

Decidi contar sobre como me tornei arquitecta urbanista através de uma sequência cronológica de acontecimentos que me levaram até aqui. Desde a secundária quando não sabia o que escolher e por isso desafiei-me a escolher uma área “mais difícil” (bem isto é bastante relativo!). Uma decisão tomada por cima de outra, sempre a procura de novos desafios e de fazer a minha maneira.


Descobri e aprendi que arquitectura é arte, uma das mais belas de organizar espaços e que vai além disso. Apaixonei-me também pelo urbanismo quando comecei a perceber como as cidades surgiram e porquê funcionam de tal forma. É tudo sobre poesia no espaço!

Sempre tentei seguir o meu instinto e aquilo que me me“inclinava”. Até hoje procuro auto desafiar-me e continuar a aprender.


“Obrigada mana por partilhares connosco a tua encorajadora trajetória e motivares-nos a pensar de forma diferente acerca do nosso futuro” – RCP



Filipe Horacio ‘Director FP’

Empreendedor, fotógrafo e músico. O FP falou-nos de dinheiro e de como obtê-lo. (Todos adoramos esse tema haha…onde será que está a fórmula mágica?)

Deu para entender que o FP lê bastante e suas referências eram bastante interessantes. Ele desencadeou conversas e partilha de experiências de algumas pessoas, desde vender peças de croché, venda de bijuterias ao investimento nas plataformas online.


“O empreendedorismo tambem é uma alternativa para serem criadas soluções para resolver os desafios da nossa comunidade. “ – RCP


Outras participações especiais, mas que não tive a oportunidade de assistir mas vos deixo a conhecer:


Jodão Cazembe ‘Advogado’


“Papel e importância dos advogados na defesa dos nossos direitos. “ - RCP



Francisca VernizProfessora de Biologia’



“O dia a dia com alunos iguais a nós, ter feito entender qual é o valor de um professor para o nosso crescimento.” – RCP


Enfim…“A orientação vocacional é um processo que tem dois lados. Por um lado, temos os jovens que procuram orientar-se para os seus próprios interesses, competências e objectivos. O outro lado consiste nas exigências do mundo do trabalho, para o qual os jovens são orientados. Ambos os lados precisam constantemente de ser equilibrados. A orientação vocacional apoia os jovens a dominar este processo.” - BIBB


Eu pergunto-vos, qual seria a vantagem de escolher algo que gostamos de fazer em relação a uma profissão/carreira que nos possa trazer “mais rendimento”? Ou vice-versa?


Para mim, não importa qual caminho cada um escolheu ou escolhe seguir, o que realmente importa é fazer com intenção e com paixão. Sem isso é quase impossível se sentir realizado, pode até durar um tempo, mas nunca poderá ser algo permanente. Temos que saber aproveitar o tempo que temos e de maneira que traga mais valor a nossa vida!


Junta-te ao desafio mencionado no capítulo 2 e vamos partilhar experiências! Espero também ouvir de vocês!


Podem sempre encontrar as meninas a partir do facebook, instagram ou através de:

+258 86 122 4548 ou +258 84 418 6340

Email: geralraparigascompaixao@gmail.com

Rua Kruss Gomes, Munhava – Cidade da Beira


Spoiler alert…No próximo e ultimo capitulo vou falar um pouco mais sobre as meninas e as aspirações deste programa!


Beijinhos e até já,


Denise Belo,

The daydreamer.


47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page