top of page
Buscar
  • Foto do escritorDaydreamer

Eu quero ser uma 'Rapariga com Paixão', e tu?: Orientação Vocacional [2/4]

We believe that a empowered girl is able to take smart decisions - Raparigas com Paixão




Namaste!


Estou de volta para continuar a contar-vos sobre a minha recente experiência com as Raparigas com Paixão através da sequência de capítulos da série: Eu quero ser uma 'Rapariga com paixão' e tu? (até parece aquele momento em que esperamos tanto por uma nova temporada da nossa série favorita haha, sim, estou a adorar escrever este artigo que tanto me inspira)


No capítulo anterior [C1] contei quem são as Raparigas com Paixão e no que se baseia o programa. Neste, vou contar como foi o encontro, com o tema: Orientação Vocacional.


Lembram-se das brincadeiras que deram inicio à sessão que falei no capítulo anterior? Bem, foi demais! Logo que comecei a ouvir a Chabelli tive um pensamento “Wow! Ela tem bastante jeito para isso!”, logo senti-me tão bem porque adoro ver alguém dedicado ao que faz, enche-me de energia. Como resumia o livro do Robin Sharma “Seja Mestre na Arte de Viver”!


Começamos por uma roda de mãos dadas e alguém tinha que entrar para o centro, mencionar seu nome, idade e como foi lá parar. A Gabriela, uma menina linda e doce foi a primeira, ela tinha a voz baixa o que fez com que despertasse algo que me pareceu ser um ‘ritual’ do grupo: depois de contar até 3, ela deveria dar o seu melhor grito! Sim, o melhor e mais alto grito que alguma vez já deu. E “ahhhhhh”! (Só aplausos e risos no fundo) E logo repetiu a apresentação, desta vez com uma voz mais firme e postura solta. Quem diria que um grito, um simples, alto grito pudesse dar tanta liberdade assim! (A dica ficou comigo) E apontou a uma próxima pessoa para que fizesse o mesmo.



Por acaso já ouviram falar do clap das meninas? Não é apenas uma salva de palmas qualquer, é um dos outros 'rituais' (eu gosto mesmo da palavra ritual não é? haha). Pois... Só quem já recebeu um desses sabe o que é receber uma grande onda de energia calorosa transmitida pelos outros.


Eu adoraria contar-vos sobre o jogo “patinho, patinho, patinho qwack qwack”, mas, prefiro convidar-vos para experimentarem essa brincadeira com as meninas! – Aos Sábados na Igreja da Munhava.


Acho incrível o tema ‘Orientação vocacional’ e tenho bastante para falar sobre! Uma palavra sempre me leva a um novo universo e o resultado? Uma tagarela feliz - mas os assuntos não são frívolos (a sério!)


Bom, não me quero desviar do assunto, voltando… O tema faz parte do currículo do programa ‘sou bonita por dentro e por fora’, do módulo 2: ‘minha vida na escola’ e uma das formas de abordá-lo, é trazer convidados para contarem suas experiências para as meninas (farei um capítulo “after credits” para “caracterizar” os convidados).



Mas porquê este tema é assim tão interessante e importante? – Perguntei a Chabelli e eis a simples e curiosa resposta que recebi, “Para fazer com que elas percebam quais profissões existem e mais do que isso, dar uma visão ampla dos sacrifícios que cada profissão cobra, quais exigências e a dedicação que terão de colocar a mesa, o que poderão encontrar pelo caminho e que percebam a essência da profissão na primeira pessoa.”


Na primeira pessoa...Sim! Quando ouvimos da ‘primeira pessoa’, as ideias são tão claras e o sentimento também é transmitido. Já ouvi várias pessoas a falarem sobre o que gostam de fazer, onde e como chegaram alto nas suas carreiras, das motivações, inspirações e até falhas que os levaram a descobrir o que realmente eram bons em e trabalharam duro nisso, e se vocês também já ouviram de alguém (que a certo ponto eu acredito que sim), sabem exactamente o tipo de energia que estou a falar.


“Coisas pequenas, mas bastante importantes” – Chabelli


Como um cheirinho do after credits que mencionei há pouco, sendo eu uma das convidadas e ‘oradora’, adorei mergulhar no universo de cada um dos visitantes e pude transmitir um pouco da minha experiência.


Quem eram os convidados? (spoiler alert kkkk), tivemos um músico/IT, uma médica, arquitecta urbanista, empreendedor/produtor – dos quais tive a oportunidade de assistir e, um advogado e uma professora de biologia.


Nessa onda de apresentações, foi bastante interessante perceber como cada um descobriu (e ainda num processo evolutivo) a sua a orientação vocacional - desde talentos natos, curiosidade e até uma simples decisão ou imposição que os levou para aquilo que realmente gostam de fazer.


E vocês? Querem contar a vossa experiência? O vosso processo de descoberta sobre a vossa orientação vocacional? (sim please, assim teremos um tema recheado e completo)


Adoraria (e estou certa de que existem mais pessoas interessadas a saber) ler e ouvir sobre isto vindo de vocês! Podemos inspirar, motivar, ajudar alguém, abrir olhos de outrem e ainda informar a quem ainda esta nesta busca da sua ‘orientação vocacional’!


Por isso, desafio-vos a comentar aqui no capítulo, nas outras redes sociais ou publicar e fazer um tag @dd.bestversionofyou com o hashtag #orientacaovocacional #raparigascompaixao , vale uma frase, um texto, ou ainda uma foto (borá lá dar asas a imaginação).


Como não posso divulgar as novidades todas de uma vez, aqui fica mais uma (parece a caça ao pokemón kkkkk)…Foi escolhido o bairro de Munhava porque acharam um ponto ideal, um bairro denso e pelo facto de ter inúmeras carências. (Bem quem vive ou conhece a Beira conhece muito bem o quão rico é este bairro!)


“Pequenos actos, quando multiplicados por milhões de pessoas, podem transformar o mundo.” – Howard Zinn (Traduzido)


Conheces alguém ou gostarias de saber mais sobre este tema? E mais um pouco sobre as meninas? Encontrem-lhes no facebook, instagram ou através de:


+258 86 122 4548 ou +258 84 418 6340

Email: geralraparigascompaixao@gmail.com

Rua Kruss Gomes, Munhava – Cidade da Beira


Fica em alerta ao próximo capítulo com o tema: Convidados especiais!


Beijos e até já,


Denise Belo,

The daydreamer.

86 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page