top of page
Buscar
  • Foto do escritorDaydreamer

Procrastinação e Criatividade com Maria P.

Once upon a time… parece até a introdução dos contos populares, e, garanto-vos que esta é também uma narração que vale a pena…


Faz uma semana que fui convidada para fazer um live com a admirável escritora Maria P. AKA Yara Priscilla com a feliz coincidência dos meus 24 anos, então foi definitivamente um super presente.


O convite endereçava o tema Procrastinação e Criatividade mas, antes disso, quero contar vos um pouco sobre a Maria! Divinal, sempre gostei de lhe dizer que tudo nela é arte. Sempre tive o privilegio de ler as suas obras (timbre e escrita) antes de serem publicadas e nesses momentos, eu e a Andreia #summerlove ficávamos super empolgadas para partilhar pois, suas palavras merecem ser lidas por todo mundo!


E para quem teve a oportunidade de assistir à Live, sabe que este é o presentinho que ela deixou ao meu cargo para vos oferecer.

O tema da procrastinação e criatividade ainda está disponível na pagina de @entrechodearte.


Assim sendo, deixo um pouquinho daquilo que estivemos a falar:

1. O que é a procrastinação?

2. Porquê é que ela surge/ Porquê nós procrastinamos?

3. Como combater? - GOLDEN TIPS -

4. Será que a procrastinação é sempre o vilão?

5. Criatividade!

6. Procrastinação estruturada (o tema que surgiu durante a live)

1. O que é a procrastinação?

Nós achamos super interessante os comentários que foram partilhados durante a Live, desde:

⁃ é uma preguiça embelezada;

⁃ é um estado de cansaço da mente;

⁃ é e pode ser qualquer melhor definição que te possas relacionar.


Nas palavras da Maria, a procrastinação é uma preguiça excessiva que afecta várias pessoas e nesta

quarentena/isolamento social tem sido realidade de muitas mais.



Procrastinação é preguiça?

⁃ Pode ser facilmente associada à preguiça e desorganização, mas na verdade esse hábito tem origens mais complexas, que vão além de listar as tarefas do dia na agenda. (por Amanda Cruz);

Do ponto de vista psicológico, a procrastinação é um problema de regulação emocional. Já a preguiça ou a desorganização são questões mais gerais, então, uma pessoa preguiçosa vai ter essa postura para tudo, assim como alguém que não consegue se organizar, vai ser desorganizado com tudo. (Clica qui para ler a fonte)


Eu gosto de lembrar que por vezes não se trata de procrastinação per si, mas, um pedido da mente para uma certa quebra nessa rotina, a pedir descanso e que deve ser respeitado esse tempo!

Pode ser também a vontade de obter recompensas imediatas. O que isto significa? Lembram-se da história do eu presente e eu futuro? Eu adorei aprender sobre e quero que fiquem a saber também!


2. Porquê é que ela surge/ Porquê nós procrastinamos?


Eu presente VERSUS Eu futuro

Imaginem que existe dois Eus: o Eu presente e o Eu futuro.

Quando definimos uma meta, seja ela de perder ou ganhar peso, começar a escrever um livro, fazer uma maratona, estamos a fazer planos para o nosso Eu futuro. São coisas que desejamos para a nossa futura versão e é basicamente estabelecer recompensas a longo prazo porém, por mais que o Eu futuro tome essas decisões, só o Eu presente pode realmente agir e, este valoriza as recompensas imediatas.


De que recompensas imediatas falo? O donut, netflix ou comprar o ultimo PS (ah até eu quero esse). E claro que sabemos que se um dia queremos estar em forma, terminar o livro ou ter uma boa reforma, mas que levará tempo para atingir estes objectivos.

A nossa mente vai valorizar os benefícios a longo prazo quando estão no futuro mas, valorizará muito mais a gratificação imediata quando se trata do momento presente (hoje).


Acho que deu para perceber mas, deixa ai o teu comentário sobre o que é para ti!


Problemas psicológicos (como a Ansiedade ou Depressão)

Pensa-se que procrastinadores têm um nível de consciência abaixo do normal, mais baseado em "sonhos e desejos" de perfeição ou realização, em vez de apreciação realista de suas obrigações e potenciais.


É de apontar que uma pessoa pode inconscientemente sobrestimar ou subestimar o tamanho de uma tarefa, se a procrastinação se tornar um hábito. Queres saber um pouco mais? (Clica aqui para ler mais sobre isto)


Perfeccionismo VERSUS Medo de errar

Nas palavras da Maria, muitas vezes procuramos atingir uma perfeição no nosso trabalho, o que é uma utopia, pois não existe perfeição, existe apenas o melhor de nós, o melhor que podemos fazer.


Quando procuramos essa perfeição e claramente não encontramos sentimo-nos desmotivados a fazer um determinado trabalho caindo mais facilmente no estado de procrastinação. O mesmo acontece quando temos medo de errar pois por este medo ser tão grande preferimos não fazer e entregar as nossas energias e o nosso tempo à outras actividades.


Problemas de concentração

O que eu realmente acho que é devido as distrações a nossa volta, as notificações constantemente aparecendo no nosso telefone, a nova serie na Netflix, os ads infinitos ou a televisão ligada. Com tanta coisa a nossa volta, fica muito fácil cair na velha rotina de passar horas e horas scrolling no feed sem ganhar absolutamente nada com isso.


3. Como combater?

Estas são as nossas golden tips para vencer a procrastinação! (Ou ao menos tentar!)


Tornar as recompensas mais imediatas, agrupando actividades

Lembras que falei dos Eu presente e futuro? Então uma das mais eficientes maneiras de superar isso é usares mais as recompensas mais imediatas!

  • Example: quero ler 20 livros em 1 mês, que tal começares a ler pelo menos 5 páginas ao dia? (quando tomamos em conta o que já conseguimos, ajuda a elevar a nossa auto-estima);

  • Quero fazer poupanças e vou salvar 70% do meu income. Que tal pensares realmente nas tuas necessidades e se calhar começar com uma percentagem menor, 20-30%!

  • Queres correr uma maratona mas nunca fizeste antes. Começa a caminhar pelo menos 30min ao dia.

Conquista-te pois, estes pequenos objectivos quando alcançados geram uma auto-estima muito elevada!


Organização

  • No final de cada dia de trabalho, escreve as seis coisas mais importantes que precisas realizar amanhã. Não escrevas mais do que seis tarefas.

  • Dê prioridade a esses seis itens por ordem da sua verdadeira importância e esforço associado (deixa as mais difíceis para a época do dia em que tens mais energia).

  • Quando chegar amanhã, concentre-se apenas na primeira tarefa. Trabalhar até a primeira tarefa estar concluída antes de passar para a segunda tarefa.

  • Aborde o resto da sua lista da mesma forma. No final do dia, transferir quaisquer itens inacabados para uma nova lista de seis tarefas para o dia seguinte.

  • Repita este processo todos os dias úteis.


Ter hábitos saudáveis

Os hábitos saudáveis recomendados pela Maria que basicamente subdividem-se em 3 aspectos:

  • Físico: Quando éramos crianças diziam que ao acordar tínhamos que nos esticar e depois “começar o dia”, a medida que fomos crescendo esse “esticar” transformou-se em exercício físico. Quando começamos o dia desta maneira nem que sejam apenas 10 minutos, fazem total diferença na nossa “entrega” para o dia que se anuncia. Temos mais energia e uma melhor disposição.

  • Alimentação: Nós somos aquilo que comemos. Esta frase permite-nos perceber que a nossa alimentação é de extrema importância. Aquilo que nós comemos pode influenciar nossos humor, na nossa disposição, na nossa energia. Por isso muitas vezes quando comemos comidas gordurosas ficamos mais cansados e mais predispostos a procrastinar. No entanto quando comemos comidas mais saudáveis o resultado é completamente oposto pois sentimo-nos mais leves, menos cansados e ainda com energia para enfrentar o dia.

Focar em sentimentos bons / Be positive

Este é o terceiro hábito saudável que a Maria nos apresentou que, seria a nível mental, ou seja, focarmo-nos em pensamentos positivos, cultivarmos a positividade dentro de nós. Isto pode ser feito através de simples acções como:


  • Ver um vídeo positivo ao acordar (Ex: Goalcast, Seja Uma Pessoa Melhor, etc…)

  • Ler uma frase ou texto positivo ao acordar que poder o “mantra” do dia ou da semana - podes colar num sitio que te permita que seja a primeira coisa que ver ao acordar.

  • Meditar (procura por Jay Shetty no instagram ou youtube - em apenas 10 min tens o dia energizado)

  • Praticar exercícios, como o da gratidão.


Desafia-te!

  • Ouça apenas audiolivros ou podcasts que você adora enquanto se exercita. (eu faço esse e nem sabia que era uma tática)

  • Veja apenas o seu programa favorito enquanto passa a ferro ou faz as tarefas domésticas. (haha minha irmã faz esta)

4. Será que a procrastinação é sempre o vilão?

Não!

- Nos ajuda a gerir entregas atrasadas e a optimizar o trabalho;

- Faz-nos perceber o que é realmente importante;

- Por vezes, pode-se atingir maiores resultados;

- Ao adiar podemos no futuro tomar melhores decisões;

- Pode ser um mecanismo do corpo reclamar de sobrecarga de trabalhos ou pedir um reajuste nas horas de trabalho.


5. Criatividade!

A Maria disse-nos que a procrastinação afecta vários criativos de uma maneira negativa pois impede de treinar a nossa criatividade, sendo que está deve ser sempre estimulada para melhores e maiores resultados.


Podemos usar a criatividade para combater a nossa procrastinação das seguintes maneiras:

- Ser criativo: Arranjar novas formas de fazer as mesmas tarefas de maneira a termos mais motivação para fazermos a tempo, ou seja de maneira a estimular o nosso interesse e dedicação;

- Transformar o tempo de procrastinação em tempo de produtividade, onde podemos pesquisar mais, podemos treinar etc (Sempre tendo em mente tarefas simples e que requerem pouco tempo).


6. Procrastinação estruturada

Durante a Live perguntaram-nos o que era a ‘procrastinação estruturada’ e nós não sabíamos! Nem sequer havíamos ouvido sobre esse tema antes. Algumas pessoas explicaram-nos e achamos o conceito super interessante.


Em 1996, o professor de filosofia de Stanford John Perry apresentou o conceito de “procrastinação estruturada”. Procrastinar com estrutura envolve colocar a tarefa mais urgente e assustadora no topo da lista e acrescentar outras atividades igualmente valiosas, mas que são menos amedrontadoras. Segundo John, como os procrastinadores evitam tudo o que está no topo da lista, o ideal é colocar a tarefa mais importante e aproveitar sua vontade de evitá-la para resolver todas as outras. O especialista também recomenda preencher a lista de tarefas com atividades que você cumpriria de qualquer forma – como fazer café e carregar o celular. Assim, você aumenta o sentimento de realização e de motivação, que te ajudam a realizar tudo o que precisa.


Não somos experts nesse assunto, somos procrastinadoras e artistas que querem arranjar soluções, partilhar conhecimento e sobretudo aprender!


É essencial que encontres o que funciona para ti, somos diferentes e coisas diferentes se adaptam a nós. O que funciona para a Maria pode não funcionar para mim e vice-versa! E não te apresses e nem ouses pedir muito de ti, começa com uma técnica, a que mais te pareceu fácil ou divertida e começa por ai! Quando conseguimos pelo menos uma, aumentamos a nossa autoconfiança para saltar para um step maior (Acredita, funciona mesmo!)


Para finalizar, acho bastante importante que não se sintam muito mal por procrastinarem, é um acontecimento normal e ela em si não é o problema, só é preciso saber ser gerida!


A Live esta disponível no instagram @entrechodeart e lá também podes encontrar outras conversas e publicações interessantes!


Till next time!


Bejinhos da Daydreamer e da Maria.

64 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page